quinta-feira, 26 de julho de 2012

Nesse último sábado, dia 21, fomos pedalar na região rural entre Jundiaí e Itu. O objetivo era chegar até o Armazém do Limoeiro, uma vendinha de 1901 que existe até hoje. O ponto de encontro foi às 8h numa casa de sucos na Rodovia Jundiai-Itu (D. Gabriel B. Couto).
Pessoal se preparando pra sair, estudando a direção.

Ao longo de quase todo o século XX serviu como armazém de produtos gerais para os colonos e trabalhadores rurais da região, voltados essencialmente para a cafeicultura. Aliás, inegável a importância de Itu e região para a economia de São Paulo durante o período cafeeiro, sendo uma referência simbólica desse período o casarão do então fazendeiro José Vasconcellos de Almeida Prato, protegido pelo tombamento desde a década de 90 (mais informações disponíveis aqui http://bit.ly/PzORki).

Embora a paisagem rural remeta hoje a áreas sem cultivo ou com outro uso (pasto, pinus, etc.), pedalar pela região foi como viajar de volta para o início do século XX e imaginar que daquela região toneladas de grãos saíram para conquistar o paladar do mundo. Abaixo, o Dom pedalando pela região:

Voltando para o Armazém... o local é administrado pela mesma família desde 1910, e ainda hoje funciona como um ponto de encontro: agora para ciclistas, peregrinos, e pessoas que chegam para curtir o local tranquilo e familiar. Claro, sem faltar itens para comer e beber, muitos deles da roça. Uma pausa no Armazém: 
Outro detalhe pitoresco - que quem conhece a região de Itu com certeza já reparou - são as curiosas formações geológicas (seria isso?), enormes áreas com cara de que no passado receberam uma "pitada de pedras":
Pra quem quiser se aventurar por esse ciclo até o século passado, aqui há o nosso tracklog 
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3155402 e http://www.webventure.com.br/ondepraticar/criarmapa/desenhar/id/1389

Total aproximado de 54km, com uma subida acumulada de 1524m. As fotos são do amigo Fernando Souza (de óculos escuro na foto do Armazém).

Sobre a trilha: moderada. O sobe e desce engana, há bastante subida acumulada, mas poucas subidas muito duras.

Um abraço e até a próxima viagem...

Um comentário: