sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


A Mantiqueira e os combatentes de 32
(clique nas imagens para ampliar)
*créditos Fernando Sousa e Lidia Rybarczyk

Num desses vários feriados de novembro, após mudanças de planos que me levaram a desistir de uma trilha maior por conta das chuvas, acabei aceitando o convite do amigo Fernando Sousa para fazer a travessia São Francisco Xavier - Monte Verde - São Francisco Xavier ("SFX"), junto com outros quatro montanhistas amigos dele (Célio Wong, Karine V. Angelini e Lydia Rybarczyk). 

Saímos de São Paulo bem cedo, umas 4 da madruga, em direção a São José dos Campos e após para SFX (distrito daquele).


Parada para um café da manhã reforçado antes de começar a pernada, com pose do tipo "reunião técnica"

A caminhada incluía a saída de SFX até o Pico da Onça, a descida até a rua principal de Monte Verde e em seguida subida até os Picos Chapéu do Bispo e Platô (todos na divisa SP-MG), retornando para SFX. Faríamos ainda o Pico do Selado, mas não deu tempo por conta de evitar retornar por um trecho muito longo no escuro.


Preparando-se para começar o trekking.


Trecho inicial de 4,7 km de subida pela Mantiqueira até o Pico da Onça, com trilha levemente demarcada.

A travessia toda é feita na região da Serra da Mantiqueira e, nos dias que antecederam a caminhada, como de costume, acabei dedicando algumas horas para pesquisar um pouco do cenário histórico da região. Para minha surpresa a região foi palco de batalhas travadas na Revolução Constitucionalista de 1932, existindo inclusive trincheiras paulistas em uma propriedade particular localizada em São Francisco Xavier - há inclusive uma trilha que passa por ela, mas que atualmente, até onde me informei, está com seu acesso fechado... A região, por conta de sua divisa com Minas Gerais, foi particularmente importante sob o ponto de vista estratégico e da concentração de tropas nas fronteiras com Minas, Rio de Janeiro e Paraná.


Mapa representando as principais frentes de combate.

Combatentes paulistas entrincheirados. A foto mostra bem o que eram as trincheiras feitas nas regiões acidentadas da Mantiqueira. 

Como não seria possível acessar a região de trincheiras em SFX não alteramos nosso percurso programado, e seguindo pelos 4,7 km iniciais de subida chegamos até o Pico da Onça, passando por uma bifurcação onde à direita leva até Monte Verde por um caminho no interior de uma propriedade da Melhoramentos.


No Pico da Onça (1958 m). Visual bonito com nevoeiro.


Bifurcação do "Jorge", olhando de quem sobe: à esquerda para o Pico da Onça, à direta para Monte Verde via propriedade da Melhoramentos.

O percurso pela Melhoramentos tem 4,3 km passando pelo bonito "bosque dos duendes" e por um trecho chato de bambuzal dobrado/caído na trilha, o que torna a caminhada um pouco exigente em termos de atenção para não cair. A volta, feita pelo mesmo caminho, significa um bom trecho de subida...

Bosque dos duendes. A trilha é bem demarcada, mas exige um certo cuidado para não se perder nos vazios.


Célio e Karine atravessando uma pinguela. 

Após o trecho de bambuzal a trilha volta a ter uma vegetação fechada, porém com caminho demarcado.

Percorridos os 4,5 km pela Melhoramentos, caminha-se mais 2 km até chegar na rua principal de Monte Vede. Estando na cidade é recomendado que seja feita uma parada para almoço.

Extraterrestres chegando na cidade... pelo menos não fomos de 4x4 pelo asfalto rs.

Relaxando um pouco num apoio rssss.

Do centro da cidade subimos mais 4,3 km até os Picos do Chapéu do Bispo e do Platô (1970 m), e por conta dos 15km que faltavam de volta e do horário (umas 15h), optamos por não seguir até o Pico do Selado (o mais distante). Aliás, olhando bem a cartografia, uma boa caminhada seria ligar o Pico da Onça direto ao Pico do Selado seguindo as cristas da divisa SP-MG, sem precisar descer até a cidade e depois subir novamente. 

Na verdade, o Célio e a Karine fizeram esse percurso na semana seguinte!! Segundo Karine: "fazer o percurso até o Selado partindo da Pedra da Onça caminhando o tempo todo por cima da Serra dos Poncianos é possível, sim! Tanto que eu e o Célio fizemos. Mas da Pedra da Onça até a Pedra Partida a trilha é complicada e em alguns momentos não há trilha. Então só indico para quem tem experiência em navegação e trilhas. E, ao chegar na Pedra Partida, o acesso exige um pequeno lance de escalada na rocha."

Em Monte Verde me informei com um antigo comerciante local (o dono do Star Bar) se existiriam trincheiras da Revolução de 32 na região - eu estava desconfiado que sim - aoque ele me confirmou a existência próxima ao Pico do Selado. Uma exploração local e uma pesquisa em bibliografias específicas teriam que ser feitas, mas a possibilidade real tornou mais atraente caminhar por aquele trecho.

Foto "oficial" no Chapéu do Bispo.
No Platô, estudando um pouco a região para avaliar as condições de ida até o Selado ou o retorno. Célião mandando bem na navegação...

Caminhar pela região propiciou tentar imaginar o que era combater, viver, sobreviver, naquela região montanhosa e de vegetação densa. 

 Visual do Platô; cristas da Mantiqueira e vegetação densa.

Combatentes na linha entre SP e MG, na Mantiqueira.

Foto de matéria publicada por jornal de Itapira sobre a recente descoberta de uma trincheira de 32 - não é da região de São Francisco Xavier ou de Monte Verde, mas denota o quão pouco conhecemos dos locais, da história, dos combatentes, etc.

Abaixo um mapa com o percurso percorrido plotado.
Total aproximado: 28km, em 10 horas.
O tracklog está disponível em http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3563060

3 comentários:

  1. Olá lucas,meu nome é celso baraldo, acabo de ler um comentário seu em meu blog (hora de preservar) e gostaria de convida lo a conhecer meu outro blog: desenterrandoahistoria.blospot.com.br onde divulgo os resultados de minhas pesquisas na região de combates da rev. de 32 na serra da mantiqueira.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá baraldo, muito bacana seu blog, parabens pelo trabalho!
    tem como trocarmos email ou face? meu contato é lucasmbaruzzi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lucas, muito bom seu relato. Parabéns.
    Acho que agora já estou com as informações todas que preciso, só partir pra la dia 15 de agosto. Valeu um abraço.

    ResponderExcluir